Guia de sapatos

Imagens: We Heart It | Informações: Google e Capricho (revista) Hey meninas! Hoje eu resolvi trazer um mini "guia de sapat...


Imagens: We Heart It | Informações: Google e Capricho (revista)

Hey meninas!

Hoje eu resolvi trazer um mini "guia de sapatos". Como assim? Sabe aquele sapato que você acha lindo, mas não sabe como ele é chamado? Ou então não sabe a diferença entre dois modelos? Esse guia é pra te ajudar com isso. 
Trouxe alguns exemplos só, pois existem vários e vários modelos por aí. Então fiz uma pequena seleção com alguns modelos que são os mais populares, os que eu acho mais bonitos e/ou modelos que foram tendência há pouco tempo ou até mesmo ainda são tendência.

Chega de enrolar e vamos ver né?

Alpargatas

Moda na década de 80, as alpargatas foram criadas na França e Espanha. Elas são feitas de lona ou brim na parte de cima, e o solado é de borracha ou de corda. Há vários modelos, tanto femininos quanto masculinos. Voltaram a ser tendência há pouco tempo.

Anabela

Um modelo de salto bem antigo, criado por Catarina de Médici, esposa do rei da França, Henrique II, por volta de 1500. Em 1930, um estilista italiano deu uma repaginada no salto, ficando mais conhecido e popular e sendo adorado pelas mulheres por seu conforto e estabilidade.
Ankle boot

Em 2009, nos desfiles de outono/inverno, essa botinha apareceu pra conquistar as meninas e mulheres. Essas botas vão até a altura do tornozelo, podendo passar um pouco até mais ou menos na canela. É preciso ter um pouco de cuidado ao usar esse tipo de calçado, principalmente meninas baixinhas e/ou perna/canela grossa.

Clog

Em inglês, significa "solado inteiro de madeira", a principal característica desse sapato. Mas a origem dele é holandesa, uma readaptação dos calçados típicos do país que possuem solado mais reto e bico arredondado e pontudo. Foram moda nos anos 70, voltaram ao uso nos anos 90 e mais recentemente apareceram em desfiles internacionais, lá em 2010.
Coturnos

Os coturnos são muito conhecidos por serem sapatos mais pesados, usados por policiais, militares e etc. Nos anos 70 viraram marca registrada dos punks. Marcas como Dr. Martens investem em calçados com cores e estampas mais femininas, e são sucesso entre it girls. Voltaram a ser tendência junto com essa onda militar que a gente vem vendo há algum tempo.
Creepers

Os creepers foram criados durante a Segunda Guerra Mundial (1940) para soldados ingleses usarem em combate no norte da África, devido ao tipo de solo, precisando de um solado mais grosso e resistente. Algumas décadas depois eles foram usados por punks e góticos, principalmente na tonalidade preta. Em 2004 apareceram no desfile da Dior, em 2011 no da Prada, mas só esse ano eles viraram a febre que são, no desfile da Chanel. Também ganharam versões mais femininas.

Lita

Elas foram criadas por Jeffrey Campbell, vencedor da 3ª temporada do reality show "Project Runaway", em 2010 e desde então viraram febre. Elas são botinhas mais curtas, com salto (bem alto e grosso) de madeira e cadarços. Assim como os coturnos, quem usa diz ser bem confortável.
Mary Jane

Esses sapatos são sapatos bem clássicos. Foram criadas há mais de um século e têm como característica principal a tira no peito do pé ou no tornozelo. Geralmente o sapato tem a tira e o salto mais grosso, mas não é uma regra.
Meia-pata

Sapatos com saltos mais altos exigem algum suporte na frente para que não haja problemas na hora das mulheres andarem. Esse suporte é conhecido por meia-pata. Ela pode estar presente em diversos tipos de saltos mais finos, como o scarpin, peep toe, Mary Jane, etc.

Mocassim

Modelo originalmente usado por índios norte americanos, costurado a mão, de couro mais molinho e solado flexível. Compõe um visual mais despojado. Hoje também existem várias estampas e cores diferentes.
Oxford

Sapato com cara vintage, roubado diretamente dos guarda-roupas masculinos do século 17. Fez sucesso, muito tempo depois, entre os estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Daí o nome do calçado.

Peep toe

Peep quer dizer espiada e toe, dedão. Esse modelo com uma pequena abertura na ponta o diferencia do scarpin. Foi muito popular nos anos 40, mas até hoje é um modelo clássico e chique.
Sapatilhas

As boas e velhas sapatilhas são sinônimo de conforto, versatilidade e feminilidade (por deixarem o peito do pé aberto). São clássicas nos guarda-roupas femininos e aposto que todas nós temos pelo menos um par. Recentemente, um modelo que chamou atenção foram aqueles com carinha de gatinho, e são criação de uma brasileira (!), a Charlotte Olympia.
Scarpin

Talvez o modelo mais usado, por ser um símbolo de feminilidade. Tem o bico arredondado, saltos de 4 a 10 cm de altura. Deixam o peito do é livre e são fáceis de combinar, inclusive para as baixinhas.
Slipper

Inspirado em chinelos de veludo da realeza francesa do século 14, esse modelo é parecido com a sapatilha, porém mais delicado (na maioria das vezes). Virou febre há algum tempo. Aplicações de tachas deixam o calçado um pouco menos menininha. Curiosidade: o sapato de cristal da princesa Cinderela é um little glass slipper (pequeno slipper -ou sapato- de cristal, na tradução mais básica).

Os meus preferidos com certeza são o coturno, sapatilha, o scarpin e a lita. Acho lindo!

Bom meninas, espero que tenham gostado, e que seja útil pra vocês! Me contem seus sapatos favoritos também ok? Beijos ♥

UPDATE: Gente, esqueci de colocar duas imagens que eu achei com mais tipos de sapatos, vou deixar aqui em baixo:



You Might Also Like

0 comentários ♥