Como organizar sua estante

Como você costuma organizar sua estante ou o cantinho em que guarda seus livros? Você separa por gênero, cor, editora, autor...? Hoje e...



Como você costuma organizar sua estante ou o cantinho em que guarda seus livros? Você separa por gênero, cor, editora, autor...? Hoje então eu vou mostrar pra você alguns jeitos de organizar sua estante!

Separando por tema ou gênero


Uma forma bem comum de organizar é de acordo com os temas e gêneros dos livros. Se você não tem muitos livros, basta separá-los por gêneros (romance, aventura, distopia, biografias e por aí vai). Caso você tenha muitos livros de um gênero em específico, é legal separar pelos temas que eles abordam, por exemplo: romance é um gênero que você tem muitos livros, então separe os livros por romances a distância, romance adolescente, romances inesperados, etc.

Organizando por cores


Esse é o jeito que eu utilizo e o que mais me agrada visualmente. Como não tenho tantos livros assim, separei em basicamente 3 "categorias" de cor: tons de azul (que tenho em maior quantidade) e verde; tons quentes (laranjas, vermelhos e amarelos); e tons neutros, que são em sua maioria preto, branco ou cinza. Se você possuir muitos livros, o ideal é separar por cada cor mesmo, vários tons de azul, vários tons de vermelho...

Utilizando uma sequência cronológica


Você é apegado às histórias de como os livros chegaram até você ou quando você os comprou/ganhou? Você pode então separá-los do mais antigo que você possui ao mais recente, assim você tem mais ou menos uma ideia de há quanto tempo você tem aquele livro :)

Separando por autor/autora


Sempre tem aqueles autores que a gente gosta mais e acaba tendo mais livros, né? Por isso, uma boa ideia é separar nossos livros de acordo com quem os escreveu, assim, além de ter uma ideia de quais autores temos maior apreço, fica mais fácil de localizar um livro que queremos ler, reler, emprestar ou fotografar!

Separando por editora


Particularmente, tenho muitos livros da Intrínseca e teve uma época que eu organizava desse jeito. Serve para quando você tem pequenas quantidades de editoras variadas ou uma quantidade maior de poucas editoras. Você pode utilizar esse método aliado a mais algum, como por exemplo o de sequência cronológica ou o de gêneros.

Colocando em ordem alfabética


Aí você decide o que quer colocar em ordem alfabética: o título do livro, o nome do autor ou o sobrenome do autor. A partir daí você vai organizando a medida que for comprando ou ganhando novos livros, pra não perder a sequência.

Separando os lidos e não lidos


Se você é blogueiro/a, isso pode te ajudar muito, colocando também a "categoria" resenhados. Assim você tem total controle de qual livro você já leu e resenhou, os que você só leu mas ainda não escreveu sobre eles e os que você ainda pretende ler.

Como você decora a sua estante ou o lugar que mantém seus livros? Me conta nos comentários!

Com amor,
Isa

You Might Also Like

4 comentários ♥

  1. Mano, minha estante é bem bagunçadinha, eu tento deixá-la em ordem mas é bem difícil heheheh Adorei as suas dicas, acho que vou tentar organizar por cores ;)

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é verdade, um livro que você tira do lugar já bagunça tudo!
      Se organizar, depois me conta, viu?

      Excluir
  2. Se tem alguma coisa na minha vida que é organizada, é minha estante de livros. Eu separo por categoria, e depois por ordem alfabética.
    Mas não é nada difícil, pois não tenho muitos livros.
    Acho que separar por cores deve ficar lindo, mas na hora de encontrar algum livro deve ser mais difícil.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais difícil sim, mas como tenho poucos livros, sei mais ou menos as cores das capas, então não complica muito, hahah.
      Não gosto de organizar por ordem alfabética porque organizo por tamanho, pra ficar uma escadinha, hahaha
      Beijo!

      Excluir