Tive que fazer um trabalho na minha disciplina de Marketing e foi com base no filme Amor por Contrato. No trabalho a gente tinha que relacionar o filme (que possui uma estratégia de marketing oculto) com o que já havíamos aprendido na disciplina.
Já havia assistido esse mesmo filme há um tempo (anos, talvez) mas, apesar de ter me ligado nas questões que o filme passa, dessa vez pude enxergar muito mais claramente tudo aquilo que estava acontecendo com as pessoas envolvidas naquele marketing ali.
Resumindo, o filme é sobre a família Jones, que nem sequer é uma família de verdade, mas sim funcionários de uma empresa de marketing, que são pagos para mostrar ao seu meio social ali onde vivem e frequentam todos os últimos lançamentos de produtos e serviços. Esses produtos vão desde comida até produtos de luxo, sendo que o público-alvo realmente é de pessoas com grande poder aquisitivo. São pessoas preocupadas com sua imagem, com seu status, com o TER.
Ninguém ali a volta sabe que eles na verdade não pagam por tudo aquilo que têm. Todo mundo quer ter o que eles têm e ser quem eles são. A verdadeira família perfeita capitalista.
Por que eu tô falando isso tudo aqui? Nem tenho muito conhecimento sobre isso tudo. Só que já é uma coisa que tenho reparado há muito tempo nesse mundo de bloggers e youtubers, principalmente as 'maiores'. Elas (e eles também) estão sempre com as últimas novidades lançadas, com as marcas mais badaladas e sempre instigando seu público a ter o mesmo que elas, mesmo quando são realidades tão diferentes. Quem é o público dessas meninas? Pré-adolescentes influenciáveis que dependem dos pais, que muitas vezes não tem dinheiro sobrando, tá apertado todo mês, ainda mais nessa condição atual do país.
Claro que tudo isso faz parte do capitalismo e do mundo em que vivemos hoje em dia, eu entendo, mas se um adulto que tem plena consciência de seus ganhos e gastos deseja ter algo que não corresponde a sua situação financeira só porque tal pessoa falou que "tem que ter", que é um "must", imagina uma criança/pré-adolescente que nem noção de preço das coisas muitas vezes tem.
A solução então seria parar com isso tudo? Não, o mercado depende disso. Só que deveria haver uma sinalização em todo e qualquer post que o blogueiro/figura pública tenha sido pago para fazer, o que a gente sabe que nem sempre acontece. "Nossa, PRECISO ficar em tal hotel que fulano ficou quando foi pra tal cidade, é maravilhoso", você sabe se fulano pagou realmente pra ficar lá? Às vezes a pessoa ficou lá de graça, apenas pra divulgar todas as comodidades que o lugar oferece. Você tem condições de arcar com os custos desse hotel? Se sim, ótimo, aproveite quando for. Mas se não, você não PRECISA ficar lá, tem tantas outras opções por aí, até mesmo outros destinos.
O mesmo para produtos de beleza e de moda. Você PRECISA daquele batom da Dior? Ou uma marca mais baratinha te traz vários dos benefícios daquele batom? Você PRECISA daquele Louboutin ou um scarpin preto de solado normal supre suas necessidades? É esse o meu questionamento. Se você realmente precisa de tudo aquilo que os outros têm pra ser feliz/estar satisfeito. Se você não pode se contentar com o que você tem condições de comprar, se você não pode pesar os prós e os contras antes de sair comprando tudo e se enchendo de dívidas.
Sei que estou sumida, mas vou tentar mudar isso :)
Com amor,
Isa
0 comentários ♥