Mitologia grega: Hipnos, deus do sono

Olá amores!! Bem, como eu estou dengosa desde quarta feira e por isso o que eu mais tenho feito é dormir, que tal aprendermos um pouco so...


Olá amores!! Bem, como eu estou dengosa desde quarta feira e por isso o que eu mais tenho feito é dormir, que tal aprendermos um pouco sobre o deus grego do sono?
Como não estou muito bem e também não sei muito sobre esse deus, pois ele é um "deus menor" (não é um dos olimpianos), peguei as informações da Wikipédia.

Vamos então:
Hipnos ou Hipno (em grego: Ὕπνος, lit. "sono") é o deus grego do sono.
De acordo com a mitologia grega, Hipnos é a personificação do sono, da sonolência; seu equivalente romano é Somnus. Segundo a Teogonia de Hesíodo, ele é filho sem pai de Nix (Νύξ, "noite"), a escuridão acima de Gaia (a terra, mãe dos titãs e dos gigantes); outras fontes dizem que o pai é o Érebo (As Trevas Primordiais, que personifica a escuridão profunda e primitiva que se formou no momento da criação). Tem muitos irmãos, entre os quais o mais importante é seu irmão gêmeo Tânatos, (Θάνατος, "morte") a personificação da morte. Tanto que em Esparta, é comum sua imagem ser colocada sempre ao lado da morte, representada por seu irmão. Seus outros irmãos nasceram apenas da vontade de Nix ou da ajuda de Érebo.

História:
Hipnos vivia num palácio construído dentro de uma grande caverna no oeste distante, onde o sol nunca alcançava, porque ninguém tinha um galo que acordasse o mundo, nem gansos ou cães, de modo que Hipnos viveu sempre em tranquilidade, em paz e silêncio. Do outro lado de todo este lugar peculiar passava Lete, o rio do esquecimento, e nas margens, cresciam plantas que junto ao murmúrio das águas límpidas do rio ajudavam os homens a dormir. No meio do palácio existia uma bela cama, cercada por cortinas pretas onde Hipnos descansava, sendo que Morfeu tomava cuidado de que ninguém o acordasse.
Pausânias, em sua obra Descrição da Grécia, menciona diversas vezes a presença de estátuas de Hipnos ao lado de seu irmão Tânatos.

Influências:
Hipnos deu nome a terapia psiquiátrica da hipnose, e ao tratamento da hipnoterapia.
Na série Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, Hypnos é o nome de um dos deuses conselheiros de Hades.

Agora vocês já sabem de quem é a culpa se dormirem durante a aula ou no trabalho ;p
Beijos!!

You Might Also Like

0 comentários ♥