A psicologia das cores no design e na moda

Ei gente!   Na área do design, e isso inclui a moda, as cores são bem importantes na hora do produto final. Já ouviu falar de psicologi...

Ei gente! 

Na área do design, e isso inclui a moda, as cores são bem importantes na hora do produto final. Já ouviu falar de psicologia das cores? Cada cor expressa um sentimento, uma emoção e passa uma mensagem por si só.

Pense nas marcas que você conhece de cada 'categoria': alimentos, roupas, móveis, automobilística... Já reparou que muitos dos restaurantes e redes de fast food usam vermelho e/ou amarelo em seus logos, embalagens e propagandas? Tudo isso tem uma explicação! No post de hoje eu vou falar sobre o assunto no mundo do design, e passar pela área da moda, combinado?! Lembrando que esses significados dizem respeito à cultura ocidental, já que na oriental é um pouquinho diferente.

Inicialmente as cores são divididas por categorias: frias, quentes e neutras.

Cores frias


As cores frias trazem uma sensação de calmaria, tranquilidade, mas também podem despertar tristeza e melancolia. São elas: verdes, azuis, roxos e suas misturas.


Os tons de roxo e violeta estão fortemente ligados com a espiritualidade, misticismo, realeza e a verdade. Como aspectos negativos desses tons, está a introspecção e introversão.
Os verdes transmitem tranquilidade, equilíbrio, frescor, fertilidade e harmonia. Por outro lado pode despertar inveja, malícia, aborrecimento.
Os azuis podem se dividir entre claro - que acalmam e ajudam na concentração - e escuros - que estimulam pensamentos claros. De maneira geral eles passam uma ideia de comunicação, confiança, inteligência, lógica, mas aspectos negativos como frieza, ausência de emoções, medo.

Na moda, cada uma dessas cores passa esses significados mesmo, mas se você abusar demais de uma cor, pode acabar trazendo o aspecto negativo delas, sabe? O legal é combinar com cores neutras ou complementares/opostas. Aqui tem um círculo cromático, pra você ver quais cores são opostas. Elas passam ideia de calmaria, relaxamento, então use e abuse em dias que você está na paz, revigoradx, calmx.

Cores quentes


As cores quentes, ao contrário das frias, são cores excitantes e que despertam animação, alegria, vibração, movimento. Por outro lado, podem despertar raiva, violência e um estímulo exagerado. São elas: vermelhos, amarelos, laranjas e suas misturas.


Os tons de vermelho promovem o amor, energia, paixão, força, calor. Nos aspectos negativos estão agressão, perturbação, desafio.
Os laranjas são estimulantes e criativos, divertimento, segurança e sensualidade também estão ligados a esse tom. Na parte negativa está a ignorância, frustração e imaturidade.
Os tons de amarelo são ligados ao estímulo, auto-estima, otimismo e confiança, além da extroversão e simpatia. No tom errado pode despertar irresponsabilidade, irracionalidade, medo e ansiedade.

Assim como os tons frios, se os quentes forem usados em excesso podem despertar a negatividade ligada a esses tons. Use em dias em que você está bem dispostx, com energia e animadx.

Cores neutras


As cores neutras são cores onde não há predominância nem de tons quentes nem de tons frios. São usadas como complementos para as cores acima e servem também como mistura, deixando um tom mais 'claro' ou 'escuro'. O preto é a ausência total de luz, enquanto o branco é a junção de todas as cores, implicando, então, a presença de luz. Também são neutras as gamas de marrons, cinzentos e beges.


O branco remete à pureza, limpeza, sofisticação, eficiência e higiene. Por outro lado, pode transmitir frieza, ausência de simpatia e elitismo.
O preto também remete à sofisticação, além de proteção, formalidade, glamour, segurança e eficiência. Nos aspectos negativos estão a frieza, opressão, morte e peso.
Os cinzentos representam uma mistura de preto e branco, pegando características dos dois, como a solidez e a neutralidade psicológica. Se usado em excesso traz muitos aspectos negativos, como ausência de confiança e energia, depressão, tristeza e medo.
Os castanhos estão associados à terra, ao apoio, seriedade e confiança. Pode também passar a ideia de falta de sofisticação, ausência de humor e o conservadorismo.

Geralmente, na moda, os tons neutros são usados para contrabalancear os tons quentes ou frios. Sendo usados sozinhos, como por exemplo, um look todo preto, desperta a ideia de sofisticação ou também do oposto, lembrando a morte e a depressão. Um look todo branco pode despertar a pureza e limpeza, como no caso de médicos, mas também pode dar um ar de 'não me toque'.

Fonte das informações: aulas no curso de Design de Moda e infográficos.

Que cores vocês costumam usar mais? Acham que tem alguma relação com essa psicologia das cores? Beijo!
Acompanhe o blog:

You Might Also Like

4 comentários ♥

  1. Eu tenho uma tendência a gostar sempre mais dos tons neutros ~ o que pode ser um problema porque abro o armário e só tem peças pretas, brancas, tons de cinza... Tenho que me policiar para comprar mais peças com cores quentes e frias!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muito preto e cinza no armário, ops! Hahah
      De vez em quando eu até compro uma peça colorida, mas confesso que amo usar preto!

      Excluir
  2. Cara, acredita que bimestre passado estudei esse tema na faculdade? Achei bem interessante, assim como o seu post! Tenho um amor muito grande pela cor roxa <3
    Beijos.

    http://imperfeitaas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal né? Eu também tive aula sobre isso na faculdade e achei tão interessante que comecei a pesquisar mais!
      Acho a cor linda, mas não tenho muita roupa com o tom! Beijo

      Excluir